segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

R. S. de S 38 anos




 Aguardando o reposicionamento gengival para cobrir a cervical exposta pelo fio retrator.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Homenagem ao meu filho fóbico - Pedro Henrique





Medo do tratamento odontológico



Os pacientes temem o desconhecido e os procedimentos a que serão submetidos durante o tratamento odontológico.Esse temor poderá ser ameno ou intenso, conforme forem suas antigas experiências a isto relacionadas. Compete ao cirurgião dentista olhar seu paciente como um ser humano completo, não apenas como um local a ser tratado tecnicamente. E não só olhar, mas ouvir e compreender. O fato de ser atendido de forma mais calma e humana, já torna o paciente mais cooperativo. O cirurgião dentista não desconhece o quanto usa de equipamentos estranhos ao dia a dia das pessoas que não são da área odontológica, logo deve considerar como este simples fato do desconhecido, pode ocasionar receios em sua clientela. Ressalta-se que uma atitude terapêutica conservadora é ainda mais do que nunca obter mais e mais conhecimentos técnicos específicos, mas não podemos mais ignorar a parte emocional dos pacientes e o quanto esse fator pode ser importante para os processos de diagnóstico ou clínicos.Vários e novos recursos terapêuticos estão sendo experimentados e aplicados para solucionarem o medo depois que este se encontra instalado e perturba tanto o relacionamento dentista e paciente. Entre eles estão as técnicas de relaxamento, a hipnose, as terapias de grupo educativas e terapia com Florais de Bach. É necessário que as pessoas que se dedicam a estas novas variáveis mostrem seus trabalhos e resultados. A odontologia é uma ciência tecnológica e humana, não poderá ficar restrita sempre aos mesmos parâmetros técnicos ou alopáticos, pois como todo o conhecimento precisa crescer em todos os sentidos. Aliás, quanto ao domínio do medo em odontologia, a parte medicamentosa, é o único recurso que ainda é mais conhecido no meio acadêmico, apesar de os registros nos mostrarem que as substâncias ansiolíticas não melhoram muito o quadro dos pacientes fóbicos, além do que, podem ter efeitos bastante desagradáveis, como xerostomia e outros.Se o próprio cirurgião dentista concorre para curar o medo dos procedimentos clínicos de seus pacientes, a valorização da sua imagem social frente a estes vai ser fortalecida, solidificando a sua credibilidade profissional e a de seus colegas, além de aumentar a confiança entre profissional e paciente. Quando os pacientes medrosos faltam às consultas, especialmente sem avisar, há vários tipos de perdas, tanto nos consultórios privados como nos públicos. Novos recursos, de preferência naturais, que venham a solucionar esta problemática, sem dúvida serão bem vindos.
15 MOTIVOS PARA IR AO DENTISTA

01-MANTER A SAÚDE DO CORPO: uma boca bem cuidada reflete na saúde de todo o corpo. Uma má mastigação ou mesmo uma mordida errada podem ocasionar desde dores de cabeça até problemas cardíacos.
02-RECONQUISTAR A AUTO ESTIMA: manter um sorriso saudável e harmonioso é uma boa maneira de você ficar bem consigo mesma. Gostando mais de sua aparência, você estará mais segura para enfrentar a vida.
03-PREVENÇÃO: prevenir cáries, doenças periodontais e mau hálito evita problemas futuros no cuidado com os dentes e gastos em longos tratamentos. Um check up periódico não deixa que os problemas se avolumem.
04-MANTER OS DENTES LIMPOS: uma higienização bem feita depende da escovação dos dentes e da língua, do uso de fio dental, de anti-sépticos bucais e de escova lingual, garantindo a não-formação da placa bacteriana, de cáries e tártaro.
05-SUBSTITUIR RESTAURAÇÕES: suas antigas restaurações (conhecidas como obturações) feitas em amálgama, aquele material na cor prata, podem ser substituídas por resinas mais atuais que são imperceptíveis e duradouras.
06-COLOCAÇÃO DE PRÓTESE: os implantes e as próteses possibilitam a substituição de um ou mais dentes perdidos.
07-ENDIREITAR OS DENTES: dentes tortos, além de serem esteticamente feios, diminuem o rendimento mastigatório, causam dores de cabeça e ouvido, prejudicam a fonética, entre outros problemas.
08-PERDER O MEDO: dentista não é mais sinônimo de dor. Hoje, o tratamento dentário é muito mais eficaz, rápido e indolor com a tecnologia disponível nos consultórios.
09-EVITAR PROBLEMAS CARDÍACOS: quase ninguém sabe, mas as bactérias do tártaro dental podem atacar o coração. A endocardite bacteriana, um tipo de problema cardiológico decorrente de processos infecciosos, pode ter origem na cavidade oral e causar a proliferação de bactérias nocivas ao organismo.
10-NÃO TER DOR DE DENTE: a melhor solução para a dor de dente é a prevenção. Visitas periódicas ao dentista, mesmo sem a existência de qualquer sintoma, podem detectar o problema desde cedo, garantindo o sucesso do tratamento.
11-FUGIR DO MAU HÁLITO: 90% das causas do mau hálito estão na boca. Escovar os dentes e a língua é essencial para manter um bom hálito. Visitar o dentista duas vezes ao ano também pode evitar uma situação desagradável.
12-DEIXAR OS DENTES BRANCOS: já existem muitas técnicas para clarear as diversas manchas nos dentes. O seu dentista irá realizar o tratamento indicado para o seu caso. São técnicas que vão desde raspagens e polimento até o uso de laser.
13-LIMPAR A FUNDO: mesmo realizando a higiene bucal diariamente, existem lugares que a escova não alcança, acumulando placa na gengiva e entre os dentes. Para realizar uma limpeza mais a fundo, o seu dentista irá realizar a técnica de profilaxia (limpeza embaixo das gengivas).
14-PREVENIR O CÂNCER BUCAL: exames periódicos ajudam a identificar pequenas lesões que, se não tratadas, poderão evoluir para alguma forma de câncer.
15-TRATAR CÁRIES: tratar cáries assim que elas surgem evita procedimentos mais dolorosos como tratamentos de canal e das gengivas.

terça-feira, 3 de agosto de 2010


Atendimento odontológico na India










Aproveitando o espaço, para lembrar aos políticos de São Lourenço que a cidade necessita de urgente adaptação em suas condições para melhor atender a todas as pessoas que necessitam andar em cadeiras de rodas.
Estou temporariamente em uma cadeira de rodas pois estou com gesso e simplesmente não consegui circular pela cidade.


Dicas de abridores de boca para atendimento ou escovação em casa desses pacientes tão especiais.
“Paciente Portador de necessidades especiais é todo indivíduo que apresenta determinados desvios dos padrões de Normalidade, identificáveis ou não, e que, por isto, necessitam de atendimento e abordagem especiais por um período de sua vida ou indefinidamente "





Problemas não são obstáculos, mas oportunidades ímpares de superação e evolução."








Prevenção  é a melhor forma de cuidar de seu sorriso!